segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Samba


Em uma de nossas edições, falamos de Cartola um dos grandes compositores do nosso país, mais que não teve seu reconhecimento diante da sociedade brasileira. Apesar de ficarmos entristecidos pelo que aconteceu ao talentoso Cartola, a música popular brasileira sempre exerceu grande fascínio na sociedade. Imprimiu valores, definiu costumes e fortaleceu sua identidade cultural no mundo ocidental. O século 20 foi fortemente marcado pelo aparecimento do rádio como divulgador da chamada música urbana. Ritmos e gêneros foram surgindo, definindo conceitos musicais, que foram incorporados à chamada sociedade de consumo.O ano de 1917 marcou profundamente o início do samba, ainda que de forma imprecisa, como gênero urbano. A paródia gerada a partir de uma reportagem (“O chefe da polícia / pelo telefone / manda me avisar / que na Carioca / tem uma roleta / para se jogar”), lançou o samba como forma musical e fenômeno social. O samba “Pelo telefone” foi o primeiro samba gravado, embora se discuta sua autoria e sua caracterização como samba. Donga, o provável autor, mandou registrar a partitura na Biblioteca Nacional, abrindo caminho para a comercialização do gênero e a profissionalização do músico, estruturando a partir de então, toda a ordem musical vigente.Com o aparecimento do disco, e o surgimento do fonógrafo, a profissão de cantor ganhou força no cenário artístico. Com a modificação do sistema mecânico de gravação pelo sistema elétrico, cantores de menor expressão e talento, puderam expor suas vozes, massificando o samba e enriquecendo a indústria, que explorava o samba de maneira desordenada. Os anos 40 foram marcados pela criação da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), que era responsável pela arrecadação de direitos autorais pela execução de músicas em rádios, shows e bailes. O samba “Pelo telefone” foi o mote principal para a definição da origem e caracterização do gênero. Produto da resistência da cultura negra, resultado da inserção urbana dos negros após a escravidão. Foi chamado de evento social no século XVII, eximindo seu caráter musical. Foi caracterizado também como Batuque, coreografia ou dança acompanhadas por uma forte instrumentação percussiva, originária da África. Sob o ponto de vista estético, podemos traçar um paralelo com as tradições jazzísticas. O Ragtime foi um estilo de jazz predominante do final do século XIX, marcado por forte acentuação rítmica, assim como o samba, de ritmo binário e sincopado. Espero que vocês juntamente conosco aprenda um pouco mais sobre gêneros musicais, como surgiu e as mudanças e as influências por eles sofridas, como o próprio samba.Abraços e até a nossa próxima edição, até lá..

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