A banda britânica Iron Maiden tocou para cerca de 40 mil pessoas na noite do último domingo, no Estádio do Parque Antártica, em São Paulo. Este foi o primeiro dos três shows que o grupo faz no Brasil.
O Iron Maiden subiu ao palco por volta das 20h10, para o delírio da platéia, formada em sua maioria por homens, e quase em sua totalidade vestida com camisetas pretas. O show começou com o clássico Aces High, cantado em coro pelos metaleiros.
E assim foi até o final da apresentação de duas horas, que contou com 16 dos maiores sucessos do grupo, recriando a turnê que a banda fez nos anos de 1984 e 1985, considerada por muitos fãs o auge do Iron Maiden.
O show teve músicas como Two Minutes to Midnight, Can I Play With Madness, The Number of The Beast e Fear of The Dark, um dos pontos altos da apresentação. Em The Trooper, o vocalista Bruce Dickinson agitou uma bandeira britânica vestido com uma farda. Já em Wasted Years, disse que a "música fala sobre os momentos que passamos na estrada. Nunca esperávamos estar tocando até agora. Foram anos perdidos? Eu não concordo!".
O show ficou completo com a presença do mascote da banda, o esqueleto Eddie. Um robô de cerca de três metros de altura subiu ao palco em Iron Maiden, apontando uma pistola laser para a platéia. Após um curto intervalo, o sexteto voltou à cena para mais três músicas: Moonchild, The Clairvoyant e Hallowed by Thy Name, que encerrou de vez a noite.
CinqüentõesQuase todos os integrantes do Iron Maiden já passaram dos 50 anos, exceto Dickinson, 49. Mas as guitarras de Janick Gerrs, Adrian Smith e Dave Murray continuam com o peso e a técnica do lendário show que a banda fez no primeiro Rock in Rio, em 1985. Aliando-se a Steve Harris e Nicko McBrain, respectivamente baixo e bateria, mostram por que o sexteto é uma das maiores referências quando se fala em heavy metal.
Bruce Dickinson é um grande "entertainer". Corre pelo palco (decorado com motivos egípcios), usa diferentes figurinos e sabe como fazer um estádio inteiro cantar ao mesmo tempo. A cada música pedia para que São Paulo gritasse com ele, e declarou por diversas vezes seu amor ao Brasil.
AberturaO show de abertura ficou por conta de Lauren Harris, filha do baixista do Iron Maiden, Steve Harris, e começou exatamente às 19h. Com um repertório de cerca de 40 minutos muito fraco, a cantora não agradou aos fãs do pai, que a cada intervalo de música gritavam "Maiden, Maiden".
Volta ao BrasilBruce Dickinson, antes do fim do show, anunciou que a banda deve voltar a tocar no País dentro de um ano. "Temos um show maior que este, com efeitos especiais e explosões. Dentro de um ano vamos trazer esse espetáculo para cá. Será o maior show de heavy metal que vocês verão em suas vidas", gritou o vocalista, para delírio da platéia.
A banda continua com a turnê brasileira nesta terça-feira em Curitiba e no dia seguinte segue para Porto Alegre.